Qual o tamanho certo para o seu cocho??

July 24, 2018

Você sabe o tamanho que seu cocho deve ter? Além de oferecer as quantidades corretas, é fundamental saber dimensiona-los corretamente, assim como devemos observar alguns detalhes.  

 

 Segundo o  “Guia prático para correta suplementação pecuária”, preparado pela ASBRAM, os principais problemas relacionados a cochos são:

– localização inadequada;

– número de cochos em quantidades insuficientes;
– construção de cochos com dimensões inadequadas (altura, largura e profundidade);
– cochos descobertos;
– formação de atoleiros ao redor dos cochos;

– falta de reposição adequada do suplemento mineral.

 

Em sistemas de pastejo rotacionado, os cochos e bebedouros podem ser concentrados nas áreas de descanso ou colocados nos próprios piquetes. O importante é observar que estes sejam colocados em locais de fácil acesso para os animais.

 

O número e tamanho dos cochos dependem diretamente do número de animais existentes. Além disso, deve-se considerar o tamanho dos pastos e a topografia das fazendas. Em pastos muito grandes ou em áreas acidentadas o número de cochos e bebedouros deve ser maior.

 

Sobre as dimensões, é necessário que seja observado o tamanho e o tipo de animal que será atendido pelo cocho. Devemos considerar um tamanho padrão de 30 cm de profundidade, 40 cm de largura no topo e 30 cm de largura no fundo, pois essas dimensões permitem acesso dos dois lados do cocho. Podemos estabelecer as seguintes medidas por UA:

 

– Para suplementos minerais , deve-se ter 4 cm linear de cocho/UA

 

– Para suplementos minerais proteicos, deve-se ter 8 cm linear de cocho/UA

 

– Para suplementos minerais proteicos e energéticos, deve-se ter 10 cm linear de cocho/UA

 

– Para rações concentradas, deve-se ter 30 cm linear de cocho/UA

 

Sobre a altura, em lotes de animais com a presença de bezerros, o cochos deve ficar a 40 cm de altura e deve-se colocar um anteparo na parte superior, evitando o trânsito de animais sobre o mesmo. Nos pastos de animais de recria, o cocho deve ter entre 60 e 70 cm de altura e nas áreas de engorda cerca de 1 m. 

 

Ao falarmos em cobertura precisamos entender que, cobrir os cochos é proteger os produtos contra água de chuvas, evitando desperdícios e perdas de nutrientes. Em regiões com maior precipitação, a cobertura é imprescindível, e a construção desta, deve levar sempre em conta a orientação do vento para se evitar que mesmo com a cobertura o produto venha a molhar.

 

Não podemos esquecer de dar atenção ao piso onde os cochos serão colocados.  Ao construir os cocho deve-se procurar locais mais altos e de com um bom material, para que dessa forma não haja acumulo de água  ou que devido ao pisoteio se formem buracos, estes que mais tarde se tornam os temidos atoleiros no pé do cocho. A manutenção periódica sempre é necessária, mesmo construindo com a altura adequada, a formação de atoleiros fará com que principalmente bezerros sofram grandes dificuldades para ter acesso a suplementação.

 

Por último, acho que devemos lembrar que todas as observações acima são irrelevantes se não abastecermos os cochos de maneira adequada; sempre observe o consumo dos animais, muitas vezes podem existir problemas de construção, mas as vezes simplesmente não se esta abastecendo de maneira correta, ou se coloca demais e o suplemento acaba empedrando, ou muitas vezes estragando, como no caso de rações concentradas; ou então não se coloca o necessário, infelizmente, nossos "amigos de quatro patas" não tem como falar que estão precisando de mais sal.

 

Ainda falando sobre esse assunto, existem os cochos de creep  feeding, mas aí a gente fala disso em outro post.

 

Um abraço

 

Sérgio Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

 

(91) 984089011

©2018 by OG Agropecuária. Proudly created with Wix.com